quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rugby - O que é isso?

Voltando a ativa, o Rugby é a ultima publicação da serie "O que é isso" desse ano. Vou dar vida ao blog e logo logo vou publicar sobre treinamento, especificamente preparação pra Karate competitivo.

Rugby



Conceito
O Rugby é um esporte coletivo onde dois times de 15 jogadores cada, observando o jogo limpo e de acordo com as leis e o espírito do esporte, devem carregar, passar, chutar e apoiar a bola, a fim de marcar o maior número possível de pontos. A equipe que marcar mais será a vencedora do jogo. O Jogo é baseado em dois princípios primários, que vêm ao encontro do seu objetivo. Esses princípios são comuns a muitos outros esportes que envolvem uma bola: o time que está em posse da bola procura marcar pontos, e o que está sem a bola procura readquiri-la, para que possa atacar e marcar pontos.


Nascimento do Rugby
Segundo registros da Federação Brasileira de Rugby, ele teria surgido em dois momentos: na época medieval, caracterizando-se então por ser um jogo de bárbaros (no entendimento da Igreja Católica) e, em época mais próxima no ano de 1823, na Inglaterra, quando o jogador de futebol Willian Webb Ellis (goleiro), vendo seu time perder, pegou a bola e partiu correndo com ela nas mãos em direção ao gol contrário. 

Os adversários, diante de tal atitude, tentaram interceptá-lo. Alguns acharam que era uma loucura tal atitude de um goleiro; outros, entretanto, adoraram, acabando por criar regras para este "novo" esporte. Os países que mais se destacam na prática do Rugby são: África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, França, Itália e Argentina. Ele foi jogado no Brasil, pela primeira vez, em 1891, no Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, começou a ser jogado em 1994, na cidade de Florianópolis, com a formação do Desterro Rugby Clube.



 O jogo e suas características
As principais diferenças, no modo de jogar, entre o Rugby e outros esportes são:
  1. Tanto as mãos quanto os pés podem ser utilizados
  1. O jogador pode correr com a bola sem qualquer impedimento, observando o jogo limpo
  1. Os pontos são marcados carregando a bola através da linha de pontuação e através de chutes ao "H"
  1. A bola só pode ser passada para trás
  1. Um jogador atacante somente deve participar de uma jogada caso entre em jogo a partir de uma posição anterior ao carregador da bola
Todos estes atributos estão presentes no Jogo de Rugby e juntos proporcionam características únicas ao esporte.
 
Meninas também jogam! 
 
Fundamentos e situações
Veja abaixo algumas situações comuns no jogo:

Maul: Agrupamento de três ou mais jogadores, que disputam a bola, que está sustentada nas mãos de um deles.

 
 
Drop Goal: É quando um jogador chuta a bola, em jogo contínuo, para o gol. Vale três pontos. A única exigência é que a bola esteja originalmente nas mãos do chutador e que a mesma toque o solo antes de ser chutada.
 

Ruck: Agrupamento de dois ou mais jogadores, em disputa da bola que se encontra no solo.
 

 

TRY: Principal forma de marcar pontos. Vale cinco pontos. O jogador deve colocar a bola no chão na área de "in-goal", localizada a partir da linha de fundo do campo adversário.
 

 

Conversão: Depois de ser efetuado um try, a equipe que o fez tem direito a um chute ao "H". Vale dois pontos.


Penalty: É decorrência de uma falta grave. O time beneficiado com a marcação pode cobrá-lo de três maneiras: reiniciando o jogo; chutando a bola para fora do campo (com a vantagem da cobrança do lateral), ou optar por um chute em direção ao "H" que, se convertido rende três pontos à equipe.
  











Tackle: Fundamento de jogo, onde o defensor, com choque direto, para o atacante segurando as suas pernas para levá-lo ao chão.
 

Handoff: Este fundamento é bastante utilizado por atacantes para manter o adversário longe. O jogador deve estender um braço e com sua mão manter o oponente longe. É uma tentativa de se esquivar do tackle e do confronto direto.

 
 
Desenvolvimento de uma partida de Rugby
O desenvolvimento do jogo de rugby ocorre baseado em duas concepções: uma delas é a regra da não permissão do passe para frente e a outra é o conquista dinâmica de área no campo.
Além da habilidade fundamental do passe, o jogador pode também correr e driblar segurando a bola em suas mãos, pode chutá-la para frente (mas quando quiser passar a bola a um companheiro, este deve estar para trás de seu corpo durante o ataque). 
 
 O Passe
O passe é uma habilidade aparente primária mas é um procedimento fundamental e pela qual, sabendo dominá-la e a controlá-la, um jogador pode se destacar e decidir a partida durante o jogo. A velocidade e precisão dos passes são um dos principais determinantes do ritmo e da tática do jogo.


 
Handoff!
Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário