terça-feira, 7 de setembro de 2010

Karatê - O que é isso!?

Vamos falar um pouco do Karatê essa arte que eu tanto gosto:


Citando a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Carat%C3%AA):

"O caratê / karatê[1] (português brasileiro) ou karaté / caraté[2][3] (português europeu) (em japonês 空手, karate, ou 空手道, karate-dō, "caminho da mão vazia"), é uma arte marcial japonesa, desenvolvida a partir do kenpō chinês[4] (em particular o kung fu da China meridional) e de métodos autóctones de lutas das ilhas Ryūkyū.[4] O caratê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado "carateca" ou "karate-ka".

O caratê é uma forma de budo (武道, caminho marcial), enfatizando as técnicas de percussão atemi waza (como defesas, socos e chutes) ao invés das técnicas de projeções e imobilizações. O treino de caratê pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite.
Kihon (基本, "fundamentos") é o estudo dos movimentos básicos.
Kata (型, "forma", "padrão") é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos.
Kumite (組手, "encontro de mãos") é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite."

Este link da Wiki é bem completo tem bastante da história fala de vários estilos e aparentemente não tem nenhum erro grave.

O estilo que pratico é o Wado-ryu segundo a: AWIKP (Associação Wado Internacional de Karate-Do de Portugal) segue um pouco da historia deste estilo fundado por Hironori Otsuka.

(http://www.wadoryu-portugal.com/mostrar_historia.asp?page=historia.asp&cod_historia=51)

Fotos do mestre Otsuka.

"HISTÓRIA DO KARATE WADO-RYU

O estilo de Karate Wado-Ryu, foi fundado pelo mestre japonês Hironori Ohtsuka em 1934, um Budoka altamente talentoso (ver secção de História – Fundador do estilo Wado-Ryu), misturando técnicas de artes marciais como Jiu-Jitsu (sem armas) com a luta difundida pelo mestre Gichin Funakoshi (considerado o pai do Karate moderno e criador do estilo Shotokan).

O Wado-Ryu (caminho da paz) está simbolizado por uma pomba, símbolo universal de Harmonia e Paz (ver secção de História – Origem do nome Wado-Ryu).

Apesar de seguir a pratica de Jiu-Jutsu de forma contínua, quase três décadas depois, em 1922, também iniciou a prática de Karate com os Mestres CHOKU MOTOBU, KENWA MABUNI e particularmente com GICHIN FUNAKOSHI, que tempos depois, cerca de 10 anos, percebeu que o Mestre Ohtsuka tinha um estilo bastante diferente do seu, especialmente pela utilização de tarefas de combate livre, para além do treino do Kata e do Kihon instituídos.

O estranho é que quando o Mestre Ohtsuka se converteu um aluno do Mestre Funakoshi já era um prestigiado Mestre de Shindo Yoshin Ryu Jiu-Jutsu.

Mestre Gichin Funakoshi fiel aos princípios tradicionais do treino de karate, Kihon e Kata, não aceitou a visão nova do Mestre Ohtsuka, aconselhando-o por isso, a criar a sua própria escola, como mais tarde veio a acontecer.

Mestre Ohtsuka foi um dos discípulos predilectos do Mestre Funakoshi, pela sua dedicação e constância na aprendizagem do Karate chegando mesmo a ser designado seu assistente, acompanhando-o sempre nas suas demonstrações No entanto, a partir deste momento, Mestre Ohtsuka iniciou o estudo profundo das técnicas do Jiu-Jitsu Tradicional e do Karate de Okinawa, abrindo o seu próprio Dojo em Tokyo com 43 anos, em Maio de 1934, onde veio mais tarde a denominar o estilo Wado-Ryu Karate-do, em 1939.
O estilo Wado-Ryu é um dos quatro estilos de Karate principais reconhecidos pela WKF – World Karate Federation, Wado-Ryu, Shito-Ryu, Goju-Ryu e Shotokan.
De salientar que algumas técnicas de ensino de resistência física e endurecimento de partes do corpo, tais como as mãos, foram banidas no método de ensino do Mestre Ohtsuka, acreditando que tais práticas eram inúteis para a evolução da sociedade. O verdadeiro sentido do treino de Wado-Ryu não passa pelo desenvolvimento do físico como preparação do corpo “agressivo”, mas sim no aperfeiçoamento e desenvolvimento da mente, originando tranquilidade e paz, reagindo com clareza e sem hesitações perante situações de conflito.
Para o Mestre Ohtsuka o Karate era essencialmente uma disciplina espiritual, onde procurava o equilíbrio das suas acções humanas, eliminando actos discriminatórios e violentos. Para ele a combinação “TEN to CHI to JIN no RI-DO ni WA suru” (ver secção de História – Origem do nome Wado-Ryu), é uma união harmoniosa a ser respeitada de forma incansável.
No ensino das Artes Marciais não desenvolvemos nenhuma técnica violenta, mas sim a paz e a harmonia, cultivando um corpo saudável e uma inteligência elevada para compreender este ideal de paz e harmonia necessário em todo o mundo. "

Isso é o Karatê pra mim a busca da evolução do seu eu almejando a harmonia com o todo.

* O dia nacional do Karatê é 11 de setembro data consagrada à emancipação do Karatê da (CBP) Confederação Brasileira de Pugilismo e da fundação da (CBK) Confederação Brasileira de Karatê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário